Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de maio de 2021

Guarufantástico 2021 5° Edição



A Mostra “Guarufantástico 2021” - 5ª Edição” é uma mostra de curtas fantásticos, de caráter competitivo e irá exibir curtas-metragens de ficção e animação, cujos temas passam pela fantasia, ficção científica e horror, mostrando a diversidade e a versatilidade do gênero fantástico! Tem como objetivo promover o debate e a reflexão acerca do setor audiovisual, ampliar o acesso aos bens culturais e contribuir para a formação de novos públicos. O “Guarufantástico 2021” - 5ª Edição ocorrerá entre os dias 13 e 31 de outubro de 2021. A Mostra “Guarufantástico 2021” - 5ª Edição” é evento realizado por Rubens Mello e a curadoria está sob responsabilidade de Rubens Mello e Paulo Arós.



José MojicaMarins (Zé do Caixão) e Liz Marins (Liz Vamp), padrinhos da “Mostra Guarufantástico”, ao lado do organizador, Rubens Mello, em 2011, ano de sua primeira edição!


Palestras / Workshops

• O Som e o Medo (Alexandre Leão)

 • Direção de Arte no Cinema Fantástico (André Okuma) 

• O Gótico e o Horror Cinematográfico Italiano (Marcelo Carrard) Mostra de Longas Não Competitiva 

• Sob a curadoria de Marcelo Carrard


Regulamento: 

• Duração: curtas-metragens de até 25 minutos. 

• Ano de produção: 2018 em diante.

 • O curta a ser inscrito não poderá ter participado de nenhuma edição anterior do Guarufantástico.


 Categorias:

• Amador 

• Estudante 

• Profissional

• Animação

 Obs.: Os curtas de animação, só poderão ser inscritos “exclusivamente” na categoria animação. 



Inscrições: 

• O formulário de inscrições está disponível no site “guarufantastico.com”. 

• As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 01.06.2021, às 00:00 com término previsto para o dia 31.07.2021, às 23h59. 

• No formulário de inscrições, deve constar o link para download dos vídeos por parte dos organizadores da 5ª Edição do Guarufantástico. 

• Devem ser enviados Fotos, Ficha Técnica e Posters para divulgação dos filmes. 

• Limite: 3.000 inscrições na plataforma do evento. 

• A inscrição é gratuita e deve obedecer aos critérios aqui definidos.


Exibição dos curtas e votação (júri popular):

• Período de 13.10.2021 a 31.10.2021

• Plataforma de Exibição: site www.guarufantastico.com

• Autorização: Os participantes autorizam a exibição de seus curtas durante o período de exibição na plataforma escolhida pelos organizadores do Guarufantástico 2021 - 5ª Edição.


 Escolha dos Vencedores:

A organização indicará um júri qualificado que avaliará os curtas-metragens com base em critérios técnicos e criativos.


Apresentadores


LeoMiguel Natural do Rio de Janeiro começou a se dedicar a arte audiovisual há oito anos quando comprou sua primeira câmera e na mesma semana produziu seu primeiro curta, desde criança autodidata começou a escrever seus primeiros roteiros no ensino médio, todo seu aprendizado e conhecimento vêm da vivência com o mundo, com o cinema e com a arte em geral. Hoje possui em seu currículo nove curtas, um longa-metragem e vários outros produtos como clipes e peças publicitarias onde atuou como roteirista, editor, fotografo, produtor, ator e diretor.



Mel Scare Criadora de conteúdo, roteirista, modelo, bailarina e digital influencer. Apresentou, em 2020, a 4ª Edição do Guarufantástico e também faz parte do Coletivo Horrorcolab.



Apresentadores


Janaína Reis Pedagoga, atriz, clown e cineasta, com mais de 10 obras dirigidas entre outras produções em que assina como equipe técnica. Integrante de diversos coletivos culturais, entre eles: Cia Bueiro Aberto de cinema independente, Prêmio de Menção honrosa nos festivais Comunicurtas da UEPB, Menção honrosa no Curta Suzano Mostra Competitiva do Alto Tietê, Melhor Trilha Sonora no Quarentena Online Film Festival, mais de 60 obras produzidas e um periódico de cinema, o Zine Gueto Metragem; Coletivo Fotógrafas Guarulhenses e o coletivo de mídia independente Mídia Remota. Foi jurada na quarta edição do festival Guarufantástico.




Jurados - Categoria Amador


Patty Fang Proprietária da loja virtual CoffinFang Store, dedicada ao universo fantástico, com itens exclusivos e parcerias com diversos autores, quadrinistas e cineastas, para a venda de seus produtos. Foi jurada na Mostra Espantomania, Mostra Monstro, Morce-Go Vermelho - Goiás Horror Film Festival, Fantaspoa e Festival Boca do Inferno. Fez parte da curadoria do Fantaspoa e Cine Horror. Recentemente lançou seu primeiro curta-metragem, um doc-fast-trash chamado “Os Crimes da Rua do Arvoredo”.



LuanaScheir Social Media e Designer, criadora do Porão do Terror, um canal de notícias e dicas sobre terror. Faz parte da Horrorcolab, coletivo de artistas, diretores, criadores de conteúdo sobre o cinema fantástico.





IngridHipólito Pedagoga, moradora de Valença, RJ, apreciadora das artes nas suas mais variadas formas de expressão e amante do cinema de forma geral. Administradora e criadora de conteúdo voltado para o universo do horror. Integrante do coletivo Horror Colab.




Jurados - Categoria Estudante


JulianaSeabra Artista plástica e atriz. Integrante do Grupo Glacê, Coletivo 308 e Museu do Medo. Parceira nas produções áudio visuais do canal “Lenda TV”.
 



RicardoMartins Artista plástico, ator e roteirista. Criador do Projeto Museu do Medo. Parceiro nas produções áudio visuais do canal “Lenda TV”.




Guaraci B.Idiart Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, formado em Processos Gerenciais e Gestão Comercial e cinéfilo. É o idealizador da página do Instagram Assiste QUEM QUER e, membro do coletivo de terror HorrorColab presente em várias mídias digitais.



Jurados - Categoria Profissional

 

JúlioWong Roteirista, diretor e produtor de audiovisual, teatro e quadrinhos. Escreveu a peça Bonecomedia com Warley Santana, que rodou o Brasil. Produziu o programa “Tá Certo?” na TV Cultura. Já trabalhou com o pessoal da Boca do Lixo, que acabou tornando-se o elenco canibal do curta-metragem Mal Passado. Outro curta foi a adaptação ao cinema da HQ “Visões de Claudeciro” do autor Marcatti. Nos quadrinhos publicou a graphic novel “À Moda da Casa” pela editora Estronho. 



 

JújuFélix Diretora, Produtora e Diretora de Arte, atua diversas mídias e formatos, como: cinema, tv, teatro, internet e VR360°. Iniciou sua carreira em publicidade. Foi curadora convidada da mostra “Woman in Focus”, na Boston Public Library e aqui no Brasil em mostras e festivais independentes, incluindo a “Mostra Guarufantástico”.


 

FelipeFerraciolli Diretor de produção, criação e arte nas produtoras ICON FILMS e Instore. Roteirista e assistente de direção e produção, ator, produtor, primeiro assistente de direção, assistente de produção, assistente de fotografia e videomaker. Graduado em Letras e Licenciatura com habilitação em Português e Italiano pela Universidade de São Paulo – USP. Formou-se em Cinema no Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo, Dramaturgia pela Escola SP de Teatro e Atuação pelo Teatro Escola Macunaíma, em São Paulo.



Jurado - Categoria Animação

 

 

MoisésPantolf Músico (percussionista) formado pela USP e desde 2008 envolvido com a produção de trilhas para filmes e teatro. Iniciou sua carreira de animador em 2017 com o curta “Destino”, que participou de 39 mostras/festivais e recebeu 4 prêmios. “Raskolnikov” (2018) participou de 20 mostras/festivais e recebeu 3 prêmios e “Interrogação” (2019) participou de 60 mostras/festivais e recebeu 10 prêmios.

 

 

Palestras e Workshops

 

 

AlexandreLeão Graduado em História da Arte pela Unifesp, é membro do Coletivo Polissemia (grupo que produz filmes de forma independente em Guarulhos) e do Cineclube Incinerante. Formou-se em Cinema e TV pelo Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo (CAV), técnico em Sonoplastia e Operação de Áudio pelo Senac São Paulo, cursos livre de som para cinema pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e de sound designer pela SP Escola de Teatro.

 

 

Workshop: O som e o medo Tem como tema central o thriller hitchcockiano de 1963, “Os Pássaros”, um dos maiores filmes o autor e grande clássico da história do cinema. A ausência de trilha musical não-diegética, a mistura das funções dos elementos sonoros (diálogo, música e efeito) e o uso do percussor do sintetizador na criação dos sons aterrorizantes dos pássaros foram alguns dos elementos que marcaram essa obra-prima. Por isso, a análise de "Os Pássaros" é tão importante a todos aqueles que desejam enriquecer suas experiências sonoras, em particular no cinema fantástico no qual o medo é parte fundamental em diversas tramas.

 

 

André Okuma É formado em Cinema pela Escola Livre de Cinema de Santo André (SP), e tem graduação e mestrado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Produz filmes desde 2002 tendo acumulado dezenas de trabalhos e alguns prêmios. Ministra oficinas em mídias digitais desde 2005. Organizou a 1ª Mostra de vídeo de Guarulhos realizada em 2011 e, em 2013, a edição guarulhense do SEDA - Semana do Audiovisual, evento este que ocorreu simultaneamente em 400 cidades da América Latina. Foi um dos organizadores da BIG Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato realizada desde 2014. André Okuma Escreveu artigos de crítica de cinema e arte para Revista Mortal/Editora Estranhos Atratores do ABC Paulista, portal de mídia livre Mídia Remota e Jornalistas Livres.

 

 

Workshop: Direção de Arte no Cinema Fantástico Tem como objetivo introduzir o participante aos principais conceitos que norteiam o trabalho do diretor de arte para cinema, em especial na concepção criativa de cenários e figurinos, perpassando ainda por questões como cor, linha, volume e iconografia.

 

 

MarceloCarrard Jornalista graduado pela PUC de Porto Alegre com Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Crítico e Pesquisador de Cinema e Editor do Canal: Cinema Ferox do Youtube. Colecionador de Filmes em DVD e BluRay.

 

 

Worshop: Gótico e o Horror Cinematográfico Italiano Tem como objetivo introduzir o Com o lançamento, em 1957 de I Vampiri, dirigido oficialmente por Riccardo Freda, que teve vital colaboração de Mario Bava, surgia o Moderno Cinema de Horror Italiano. Durante o Regime Fascista eram proibidas narrativas que tivessem alguma relação com a fealdade, ou fosse contra os valores do Regime vigente, então o Horror ficou por muito tempo banido. 

Com a fundação do Horror Cinematográfico Italiano, através do olhar gótico, vemos uma curva ascendente que vai revelar ao mundo a Fase de Ouro do Horror Italiano que vai dos anos 60 até o início dos anos 80.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Blog Poeta Everton Rodrigues!

Postagens Popular